sábado, 2 de janeiro de 2010

VIRADA PRA 2010


MAIS UM ANO QUE ESVAI

A ordem é esta: o tempo não pára! O tempo, o maior capital do ser humano. Dinheiro se ganha, se perde, se recupera. O tempo perdido é perdido, não volta mais. Estamos sempre em contagem regressiva rumo ao fim do nosso tempo de existência. Por isso temos que viver cada dia como se fosse o último. E pensando assim atravesso mais uma virada de ano. Mais um ano que finda, mais um novo ano que nasce, e com ele renasce em nós a esperança de mais felicidade, mais realizações, e para isso nos preparamos. Sempre. Queremos mais dinheiro, mais saúde, mais amor correspondido, mais paz, mais segurança, mais educação... e escrevendo estas palavras me vem à mente que 2010 é ano de eleição, ano de mudar ou não o perfil de nossos governantes, nossos legisladores, nossos representantes no poder público, responsáveis pelo bem estar ou não da nação. Teremos que neste momento, de votar, refletir tudo da nossa avaliação com relação ao que vimos, escutamos e compreendemos da conjuntura socio-econômica da nossa terra.
2009 acredito que não foi um ano perdido. O Brasil foi destaque mundial não só por ter ganho a Copa das Confederações de Futebol e por seus récordes nas piscinas olímpicas, mas também por suas atitudes políticas, onde o presidente Lula e a Petrobras aparecem como pontas-de-lança. Muitas vezes contestado pela oposição ideológica e muitas vezes aplaudidos pelos companheiros e pelo povão, Lula destacou-se mais uma vez em 2009 e deverá continuar com este performance em 2010, quando tentará eleger sua candidata Dilma para sucedê-lo.
Na economia driblamos a crise mundial e atingimos (Brasil) patamares bons de desenvolvimento. Aos poucos os excluídos deste mundo moderno e sibernético vão ocupando espaços na sociedade civilizada. Avançamos, lentamente, mas avançamos. Os corruptos começam a ser revelados e a sociedade se organiza para exigir punição. Avançamos novamente. As quadrilhas são desmontadas (novas se formam, sabe-se) mas avanços como piso salarial razoável para policiais que cuidam (as vezes descuidam) da segurança estão sendo aprovados no Congresso Nacional. Avançamos.
Tudo é uma questão de equilíbrio administrativo e o mundo com seus tombos e mazelas acaba entendendo que melhorias de condições de vida são possíveis com o uso da inteligência e da coerência do ser humano.
A natureza também é tema que segue no ano que se inicia. Fóruns mundiais, debates, estudos, aquecimento global que preocupa e exige políticas de contenção da poluição, foram e serão assuntos constantes nas pautas. A mídia (rainha da humanidade) colabora e dá o tom dos debates, mas também promove mediocridades, está nas telinhas, eu vejo, vc vê, o mundo assiste, e isto reflete na formação de opinião popular. Todo cuidado é pouco, por isso que devemos ter uma abertura sem preconceito e captar o mais amplo leque de informações a respeito de tudo. Viva a internet!!!
Enfim, mais um ano que se esvai nas brumas do tempo. Nos resta dizer: feliz 2010. Faça tudo certinho, mas seja feliz. Viva a sua vida e não apenas a dos outros (filhos, parentes, empresas...) Fernando Pessoa já dizia: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena."
Boas festas, boas férias, boa retomada de seu cotidiano, com mais experiência, mais capacitação e mais dinâmica. Encontre tempo para tudo, para os filhos, para a família, para os estudos, para observar quão bela é a natureza (voo dos pássaros, movimentos das árvores e das nuvens...) tente ser sempre um cidadão com fé em Deus e otimismo na humanidade. Mas lute por isso! Ajude a reeducar o ser ao seu lado e a vc mesmo. Queira e faça parte da harmonia.

VLADIMIR CUNHA DOS SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário