sábado, 2 de janeiro de 2010

ANOTAÇÕES DA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE 2009


AUTOGRAFEI MEU LIVRO
A IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO


Pode até parecer insignificante o assunto, mas para mim é importante demais. Das tantas palestras e conversas com autores que estou participando aqui na 55 Feira do Livro de Porto Alegre, tive o prazer de ouvir, conhecer, apertar a mão e autografar meu livro Só Poesia, ao grande nome da literatura brasileira, o paulista Ignácio de Loyola Brandão, autor de mais de 30 livros, como o magnífico Zero, traduzido para várias línguas. Loyola é romancista, contista, cronista e trabalhou nas principais revistas e jornais do Brasil. Seus romances são marcas da literatura atual e quem quiser saber mais sobre este gênio pode entrar na internet e digitar seu nome na página de pesquisa do google.
Loyola falou de sua infância pobre no interior de São Paulo, em Araraquara, de sua vivência com a mãe católica devota e do pai ferroviário que possuía em casa uma biblioteca com mais de 800 livros. Contou sobre seu avô que era marceneiro, fazia móveis no início do século XX e construiu um carrossel com cavalos de madeira e olhos de bolitas de vidros.
Falou de sua juventude e da importância de seus professores. Confessou carregar consigo sempre uma caderneta para anotações onde quer que esteja, sua paixão pelo cinema e por cadernos, e sua entrega ao computador onde escreve regularmente seus livros e uma crônica quinzenal no tradicional jornal Estado de São Paulo. Disse que nunca escreveu nenhum poema por achar muito difícil este gênero literário, preferindo sempre contar histórias.
O mediador deste encontro foi o escritor Antônio Hohlfeldt, ex-vice-governador e crítico literário. Um público seleto em torno de 80 pessoas, no Centro de Cultura Érico Veríssimo, na Rua da Praia, conheceu a simplicidade de um homem criativo e inteligente, um ícone imortal das nossas letras, que viaja pelo mundo divulgando sua obra que reflete a paisagem urbana do Brasil, principalmente São Paulo que é o seu cenário preferido e que ele adotou como sua cidade. Esta obra que fala dos homens brasileiros simples e empreendedores, registrando para a posteridade os hábitos e atitudes de cidadãos deste nosso tempo.
Este universo intelectual que a Feira do Livro de PoA proporciona é muito importante para o enriquecimento de novos autores que podem conviver com experientes escritores. Ainda participei nesta semana de encontros e bate-papos com autores como Carlos Urbim (o patrono da feira), Juremir Machado da Silva, Luiz de Miranda, Walter Galvani e tantos outros.
No domingo, dia 8, estarei na praça dos autógrafos da feira, a partir das 16:30 hs, lançando aqui meu livro Só Poesia. Nesta mesma tarde a nossa conterrânea atriz global filha de meu amigo poeta Alsom Silva, a linda Leona Cavalli, também estará autografando seu livro Caminho das Pedras, reflexões de uma atriz. Quem estiver na capital neste dia, venha curtir as atividades da feira. Vale a pena, se sua alma não é pequena.


COLETÂNEA DA CASA DO POETA RIOGRANDENSE NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

A Coletânea Casa do Poeta Riograndense -45 anos- livro que está sendo produzido pela VCS Editora, teve sua data de lançamento remarcada para dia 13 de novembro, sexta-feira, às 14 horas, no Memorial RS, na Praça da Alfândega, durante a Feira do Livro de Porto Alegre. Este é o quinto livro editado pela VCS neste ano e o vigésimo título publicado pela editora rosariense que atua no setor de literatura, além de jornalístico.
A obra possui 180 páginas e tem a participação de 59 poetas de várias cidades do Rio Grande do Sul que estarão presentes em sua maioria no ato de lançamento que contará com a presença da presidente da Capori, a poetisa Ieda Cunha Cavalheiro, e do coordenador nacional da Poebras, poeta Joaquim Moncks.
Os autores rosarienses participantes desta coletânea neste ano são os poetas Vladimir Cunha Santos, Alsom Pereira da Silva, Júlio Lemos, Ruy Berriel, Ezi Assumpção, Romeu Andreazza, Darcy Flores, Eulália Pochmann e Mário Callegaro.
A solenidade será no térreo do Memorial RS, antigo prédio dos Correios, na praça central de Porto Alegre, e o editor Vladimir Cunha Santos está convidando todos rosarienses para este ato cultural na capital gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário