quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CRÔNICA DE SEXTA FEIRA

Cada vez mais me interesso por cinema, esta arte completa, repleta de beleza e talento, que engloba literatura através de textos dialogados, arte cênica com interpretação de personagens, fotografia com belas imagens, música com trilhas sonoras condizentes com o ambiente e momentos, e tecnologia de efeitos que são artes modernas. O nosso cinema nacional vem crescendo muito no conceito internacional e muitos festivais, como o de Gramado, o de Brasília, e outros, revelam novos diretores e atores talentosos e criativos. Todos anos estamos beliscando um Oscar de Filme Internacional e em breve nossa vez chegará. Estou certo disso, diante do que vejo ser produzido pelos nossos cineastas. Indico para meus leitores, neste momento, 2 filmes nacionais que vi nesta semana e são de ótima qualidade, com histórias envolventes: Primo Basílio, de Daniel Filho, com Débora Falabella, Fábio Assunção, Reynaldo Gianecchini e Glória Pires; E Inesquecível, de Paulo Sérgio Almeida, com Murilo Benício, Guilhermina Guinle e Caco Ciocler.
Também indico para quem gosta de ficar mais de 2 horas na frente da telinha o excelente filme O Curioso Caso de Benjamin Button, de David Fincher, com Brad Pitt e Cate Blanchett. Este filme teve 13 indicações ao Oscar 2009 e 5 indicações ao Globo de Ouro. É uma história fascinante de amor e lição de vida, com cenas bem desenhadas em uma magnífica fotografia. O texto é pura poesia, com palavras interesantes e profudas. Tem ação, lirismo e revela momentos de várias épocas do século XX, desde a recessão dos anos 30 chegando até os costumes dos anos 60. Um filme para se emocionar! Vale a pena estas dicas, confiram!!
....................................................................................................................................................................................................................................................

Pulando de cinema para música, hoje o assunto é cultura (esqueçamos as mazelas da politicalha), quero recomendar aos leitores o programa Domingo na Cidade, apresentado pelo dinâmico empresário e comunicador Clédio Coelho, agora com apoio estratégico do Galenir Gringo Cunha, na Rádio Comunitária Cidade FM, todos domingos, das 16 às 18 hs. Sintonize 87.9 e curta os clássicos do rock, jazz, MPB, blues, dance music e outras preciosidades. Uma comunicação aberta, extrovertida, naturalíssima, com muitas dicas culturais e muito som interessante. É domingo, não esqueça!! 16 hs.
...................................................................................................................................................................................................................................................

Nossa editora VCS Livros, que agora entra no mercado livreiro de Porto Alegre e outras cidades do RS, está preparando o lançamento do livro número 18 de sua coleção. Trata-se do livro Poemas Findos, da poetisa Helena Bruzani, habitante da capital gaúcha. Este será mais um livro que a VCS estará apresentando na Feira de Porto Alegre este ano, sendo que os títulos prontos e já lançados Só Poesia de Wlady, e Pérolas Rimadas, de Odair Vieira, já estão inscritos para a grande feira que ocorrerá entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro na praça da Alfândega. Também a coletânea da Casa do Poeta Riograndense poderá ser editada neste ano com o selo da VCS, além dos livros dos poetas João Murtinho, de Portugal, e Lígia Lacerda, de Tramandaí. A nossa editora estará então participando da maior feira de livros a céu aberto da América Latina com 6 títulos. Pra nós que promovemos a literatura, em especial o gênero poesia, é uma satisfação realizar este trabalho cultural tão importante. Estes livros estão a venda na redação da Folha Rosariense para os interessados.

A todos um feliz e agradável final de semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário