segunda-feira, 22 de junho de 2009

OSCAR

CRÔNICA De VLADIMIR CUNHA SANTOS


Oscar disse que viria e veio mesmo. Estacionou seu carro verde na frente da minha casa numa manhã de sexta-feira. Gordo, de óculos, com problemas de coração. Veio a Rosário para relaxar a mente e aliviar sua doença coronária. Veio a Rosário para revisitar os amigos que aqui fez nos anos 80. 28 anos depois. 55 quilos a mais. Veias entupidas. Sorriso no rosto. Um excelente tocador de violão. Canta os hinos do Rio Grande e da América Latina. Fumava muito. Parou de repente. Agora fala e canta. Desceu de seu Renaut e me telefonou. Saí na sacada e lá estava Oscar. Sorrindo, como sempre, estampando felicidade.
Esta seria uma crônica que planejei e não escrevi até agora. Passou o verão, Oscar não veio, perdeu a oportunidade de fazer uma viagem com passeios, cavalgadas e caminhadas pela serra do Caverá, pelas margens de areias brancas dos rios Santa Maria e Ibicuí da Armada. Oscar perdeu de ouvir os poetas da Gauderiada da Canção Gaúcha e as batucadas das escolas de samba Praianos, Bambas da Orgia, Vim Pra Ficar e Embaixadores do Ritmo; e dançar, pular, balançar sua pança nos clubes Comercial, Caixeiral, União, Campestre, Professores, Sub-tenentes. Perdeu de colher uva no Rio Velho e comer bergamotas e laranjas sem sementes.
Março foi engolido por abril e este por maio de mais um ano. E Oscar continua lá em Porto Alegre com sua rotina cotidiana. Nós aqui em Rosário, com nosso dia a dia sem hífen. Assistindo o início das obras das grandes barragens na bacia do rio Santa Maria, para salvar nossos rios e dar sustentabilidade para maior desenvolvimento agrícola e industrial à nossa região. Oscar lá na capital vendendo e tomando remédios. Ele trabalha num laboratório como distribuidor. Também é marketeiro. Escreveu um livro que vou editar. Seu coração batendo e descompassando. Oscar amando. Amando amando a filha amada.
Aqui na nossa terra rosariense eu retomo a escrita, publicação de livros, planejamento de blogs, sites, impressos, bibliotecas comunitárias, coletâneas poéticas, atividades culturais diversas, fundação da Poebras local, saraus, negociações. Ouvindo os sons das nossas rádios Marajá, Transamérica e Cidade Comunitária. Ouvindo a voz do nosso povo, dos nossos administradores. Escrevendo esta crônica e mais outras crônicas que publicarei aqui neste espaço semanalmente. E vc pode me ajudar. Escreva também. Escolha o assunto e me envie E-mail para vladimir.cunha@rosulonline.com.br . Colabore com a interação da comunicação. Seja um agente pró ativo. Pró-ativo é com ou sem hífen? Pesquise vc mesmo, não espere pelos outros para tirar esta dúvida. Quem responder para esta coluna esta dúvida, ganhará um exemplar do livro Só Poesia, deste Wlady.
Abraços a todos e até a próxima Crônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário