O mês de outubro de 2010 foi marcado por muitas letras, encontros literários, contatos com poetas e escritores diversos, em Porto Alegre, Rosário do Sul e Bento Gonçalves. Vivemos muita literatura entre os dias 8 e 11 na 29ª Feira do Livro de Rosário, ocorrida no parque de exposições Ananias Vasconcellos, durante a Expofeira e a Fenacitrus. Fui Orador desta feira e minha amiga poetisa Ezi Assumpção foi a Patronesse. Lancei na abertura meu novo livro de contos, Outras Vidas, e vendi uns 40 por lá. Grande público na minha cidade natal nesta feira que reuniu produção rural, industrial, comercial e literária.
No dia 11 de outubro, até dia 17, vivemos uma maratona poética com centenas de pessoas envolvidas na 4ª edição do PORTO POESIA, um verdadeiro festival de poética, realizado no Centro Cultural Érico Veríssimo-CEEE, na Rua da Praia. Oficinas poéticas até com crianças. Palestras sobre os temas que envolvem a poesia e saraus com poetas famosos e anônimos. Entre os mais conhecidos que passaram pelas salas da CEEE citamos o consagrado poeta Affonso Romano de Sant´Anna. Também levou sua alegria e sua poesia o famoso poeta e cronista Luiz Coronel, o poeta das crianças Mário Pirata, o regionalista e universal Alcy Cheuiche e outros nomes consagrados da poesia do RGS.
Entre os dias 25 e 29 de outubro a festa da poesia se transferiu para a cidade serrana de Bento Gonçalves, com a realização da 18ª edição do Congresso Nacional de Poesia. Dezenas de poetas do RS, SC, PR, SP, RJ, nordeste, norte, Brasília, Chile, Uruguai e outros lugares participaram deste evento que tem como objetivo principal levar poesia para as escolas da cidade e região através de saraus e coletâneas, palestras e shows. Também aconteceram atividades utilizando a poesia como terapia no presídio, no asilo e hospital. Os bares receberam poetas de todos cantos do país, com suas roupas diferentes e a alegria de viver e cantar a vida em versos diversos. Destaque para as poetas dançarinas do Amapá e os grupos teatrais do Rio de Janeiro. O escritor Airton Ortiz, e outros, palestraram aos alunos e poetas, falando da arte literária e o bem que faz para a humanidade. Foram lançadas 4 coletâneas e vários livros solos, quando os poetas puderam interagir e confraternizar.
Já no dia 29, começou a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. Neste 1º dia foi lançado na PUC o livro sobre a vida e obra de Luiz de Miranda. Autoria do professor Eduardo Jablonski. Depois dos autógrafos fomos jantar na Cidade Baixa com amigos e o poeta Luiz, "Senhor das Palavras".
Autografei na Praça da Alfândega 3 livros no dia 31, dia da eleição vitoriosa de Dilma e do PT. Às 15:30 hs autografei como editor o livro Antologia Poética de Oliveira Silveira, em homenagem a este amigo que morreu ano passado mas deixou excelente e reconhecida obra. Às 18:30 hs autografei meu livro de contos Outras Vidas, e às 19:30 hs autografei como editor o livro Coleção de Trovas e Canções de Romeu Andreazza.
Realmente o mês de outubro foi bastante interessante. Neste início de feira de PoA participei de uma palestra com o poeta Fabrício Carpinejar e entreguei meu novo livro para os escritores Moacyr Scliar e Jerônimo Jardim, nos dias 30 e 31. Hoje recebi e-mails destes 2 nomes consagrados de nossas letras e melodias, salientando positivamente meu trabalho.
Agradeço a Deus por estas oportunidades e peço a Ele que me dê cada vez mais energia e inspiração para fazer literatura que todos compreendam. Literatura que deixe sempre alguma mensagem boa para os leitores.
Na próxima crônica escreverei mais sobre a Feira do Livro de Porto Alegre.
Fui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário